Conheça a nossa história

Fundada por um dos principais defensores brasileiros da Floresta Amazônica e das populações tradicionais,hoje temos reconhecimento pelo mundo!

Em 1998 no bairro Zumbi dos Palmares, em Manaus, a OELA nasceu idealizada por Rubens Gomes, músico formado pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e na Universidade de Brasília (UnB). Um ano antes, em 1997, o luthier e professor, incomodado com a situação social de Manaus, resolveu agir para mudar a realidade das comunidades manauras que viviam à margem do poder público, rodeadas pela violência e inseguranças sociais e de renda. 


Movido pelo seu sonho de transformação social, ele acreditava que, ensinando o seu ofício de luthier a jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, conseguiria assim incentivar o interesse da população nas artes e na música e, posteriormente, em outras áreas como esporte e meio ambiente. Assim, no mesmo ano de sua fundação, a OELA passou a oferecer o Curso Básico de Lutheria que ensinava a produção de instrumentos musicais de cordas dedilhadas e caixa de ressonância, com o uso de madeiras amazônicas manejadas e certificadas pela Forest Stewardship Council® (FSC® - C007025).

Ao longo dos anos, a instituição ampliou suas áreas de atuação e centralizou suas atividades nos setores da educação, geração de renda e acesso a políticas públicas. Desse modo, a OELA tornou-se uma referência na Amazônia, reconhecida pelo Ministério da Cultura (MEC) e pela UNICEF, premiada por seu desempenho no acolhimento e empoderamento de crianças, jovens e adolescentes em situação de risco em Manaus, promovendo transformação social e qualidade de vida para essas pessoas. 


Além da OELA, Rubens se dedicou também às comunidades tradicionais da Amazônia, e em 2020, anos depois de realizar o seu sonho por meio dos projetos da instituição, Rubens faleceu deixando um legado gigantesco para toda a região Amazônica, como a consolidação local e o reconhecimento global da OELA, fazendo-a ser respeitada por seu comprometimento com os projetos socioambientais inovadores, com o incentivo da comunidade local em parceria com a sociedade civil e as entidades internacionais no resgate do público manauara visando um futuro com mais oportunidades.

Centro de oportunidades

Ao longo de seus 25 anos de existência, a OELA tornou-se um centro de oportunidades, construindo modelos sustentáveis para uso dos recursos naturais, desenvolvendo processos educacionais diferenciados voltados ao aproveitamento racional dos produtos da sociobiodiversidade. Como resultado, a organização foi honrada com o certificado de reconhecimento do MEC em 2015, como sendo uma das ONGs em Manaus que promovem inovação e criatividade no ensino de base do país.

Missão

Executar ações que visem o desenvolvimento sustentável, a formação cidadã e educacional do público com o qual trabalha.

Visão

Ser um centro de referência de oportunidades que contribua na formação de cidadãos críticos, participativos e comprometidos com a sustentabilidade.

Valores

Ética, respeito, transparência, coesão, igualdade, engajamento, sustentabilidade.

Share by: