Um festival para celebrar os 49 anos da introdução do Taekwondo no Brasil

15 de agosto de 2019

Há 49 anos o Taekwondo foi oficialmente introduzido no Brasil pelo Grão Mestre coreano Sang Min Cho.

De lá pra cá, a modalidade cresceu e já trouxe até medalha olímpica para o Brasil, com o bronze de Natalia Falavigna, nos Jogos Olímpicos de Pequim, na China, em 2008. E para celebrar a data, o Projeto Esporte Educacional e Sustentabilidade (EES) realiza o Festival de Taekwondo nesta sexta-feira (16) a partir das 8h30.


O evento será na Escola Municipal Nova Vida, localizada na rua Jerusalém, s/nº, Mauazinho 1, Zona Leste de Manaus. O projeto Esporte Educacional e Sustentabilidade é realizado pela Oficina Escola de Lutheria da Amazônia (OELA), com patrocínio da Petrobras, por meio do programa Petrobras Socioambiental.


Conhecimento

De acordo com o educador de Taekwondo do projeto EES, professor Junio Reis, antes do projeto, muitas crianças sequer conheciam a arte marcial coreana.


“Este Festival é uma oportunidade para celebrar os quase 50 anos desta arte marcial no Brasil, e é também uma oportunidade para difundir ainda mais a modalidade, de levar o taekwondo para frente, é claro, sempre levantando a bandeira do esporte educacional”, explica Junio, que avisa que o Festival terá a participação de aproximadamente 100 crianças e adolescentes praticantes do esporte.


Esporte Educacional

Junio destaca ainda os benefícios do Esporte Educacional: “É uma ferramenta de ensino pedagógica, baseada sempre em integrar colegas, equipes, sem distinção, e, principalmente, levando os alunos rumo a autonomia, fazendo com que eles caminhem com as próprias pernas”, completa.


A coordenadora do Projeto Esporte Educacional e Sustentabilidade, Katiussia Souza, ressalta ainda o papel do evento como um instrumento de integração dos alunos: “O Festival é um evento esportivo do projeto, que tem um importante papel de avaliação da prática pedagógica do educador, integração dos alunos dos diversos núcleos e divulgação do projeto para a comunidade. Essa é mais uma oportunidade de a comunidade participar do projeto e visualizar os impactos da atuação dos educadores por meio da metodologia do esporte educacional”, ressalta Katiussia.


Além do Taekwondo, o projeto Esporte Educacional e Sustentabilidade oferece ainda aulas de remo, esportes coletivos, educação complementar, educação ambiental e acompanhamento psicossocial.

Quem Somos

21 ANOS DE OELA BRASIL


Por gabriela 21 de maio de 2024
EDITAL DE SELEÇÃO Nº 003/2024 PROJETO: Qualificando para Empreender
Por giordanoguastala 23 de novembro de 2023
EDITAL DE SELEÇÃO Nº 004/2023 PROJETO: Jogue Como Uma Garota
Por Equipe OELA 25 de outubro de 2023
OELA realiza Blitz Educativa sobre os riscos da venda de álcool, cigarro e outras drogas.
Mais postagens