Instituído pelo Banco Mundial em parceria com o Programa Comunidade Ativa e diversas outras instituições, o Prêmio é um instrumento de identificação, estímulo, apoio e difusão de iniciativas inovadoras que possam resultar no combate à pobreza e na melhoria da qualidade de vida da população brasileira.
Homenageia as pessoas e entidades comprometidas com as as populações rurais e os habitantes dos rios Amazônicos, especialmente mediantes a proteção dos lagos e áreas de pesca de subsistência, e a busca de soluções legais para que estas pessoas sejam consideradas proprietárias de suas terras, sem sofrer invasões alheias e sem que possam ser despejados à força por pessoas com interesses econômicos diferentes e ilegítimos.
Possui como missão promover a inclusão e a justiça social, utilizando a arte, a cultura brasileira e a educação como ferramentas para a criação de pontes que unam as diferenças e sirvam como alicerces para a sustentabilidade e o exercício da cidadania.
Fortalece o apoio a iniciativas inovadoras, economicamente viáveis, ambientalmente equilibradas e socialmente inclusivas que esteja em uso de associações comunitárias, empreendedores sociais, institutos de pesquisa, micro e pequenas empresas, ONGs e universidades e que tenham potencial de aperfeiçoamento ou ganho de escala (reaplicação, expansão ou transferência).
Em 2008 o prêmio surgiu com a missão de valorizar e divulgar empresas e profissionais das áreas de arquitetura, construção, ação social, design, decoração e empreendimentos imobiliários que estejam engajados na tarefa de conciliar conforto e bem-estar com total respeito ao planeta e seus recursos.
O prêmio contempla instituições comprometidas com a saúde bucal das comunidades em que atuam, com foco em garantir o acesso ao tratamento com dentistas de forma gratuita para a população local.
Considerado um dos mais importantes da área ambiental no país, o Prêmio é concedido pela montadora de veículos Ford e pela ONG Conservation International às melhores iniciativas e projetos voltados à preservação do meio ambiente e que sirvam como modelo inovador e replicável no Brasil.
É considerado o maior evento socioambiental brasileiro, revelando ao país exemplos de solução de conflitos entre desenvolvimento, justiça social e equilíbrio ambiental.
É o mais importante instrumento de estímulo e reconhecimento à inovação no país. Desde 1998, já premiou centenas de empresas, instituições e pessoas físicas, sendo responsável pela projeção dos contemplados não apenas no Brasil como no exterior. Selecionado em duas categorias: 1- Etapa Região Norte/ Categoria Social; 2- Etapa Nacional/ Categoria Tecnologia Social.
O prêmio é voltado para artistas (grafiteiros) que com a sua arte representam uma organização amazônida. Este prêmio foi voltado para a melhor Obra contemporânea e a OELA representada pela deborah Erê recebeu a premiação.
Contato
(92) 3017-6761
(92) 3638-2667
(92) 9.9114-3104
jessica@oela.org.br
Rua Francisco Oliveira, antiga 22, Quadra O, nº. 10. Conj. São Cristóvão, Bairro: Zumbi II • Manaus | Amazonas | Brasil
Desenvolvido por Mobsite - Tecnologia para sites ©