Gravidez na adolescência é tema de palestra no Mauazinho
A gravidez na adolescência é uma realidade social que continua a ascender o alerta para uma estatística crescente.

Até dezembro de 2018, 14.378 garotas de 15 a 19 anos deram à luz, segundo os dados do Sistema de Informações Governamentais do Estado do Amazonas. Em uma época onde as informações sobre previsão estão em todos os lugares, entender o porquê dessa estatística ainda intriga profissionais da saúde.
Para alertar adolescentes e jovens sobre a gravidez precoce, o setor psicossocial da Oficina Escola de Lutheria da Amazônia (OELA) esteve na Escola Municipal Ana Maria de Souza Barros, no bairro Mauazinho, na tarde da última sexta-feira, 05.
Com vídeos e bate-papo informal, a psicóloga Maura Pantoja e a assistente social Alcilene Araújo levantaram questionamentos sobre os fatores que levam a gravidez precoce. Os alunos do 9º ano destacaram a falta de responsabilidade com a liberdade que o adolescente tem atualmente e a psicóloga Maura explica “São vários os motivos, as vezes é cultural, as vezes é falta de informação, a sexualidade é precoce, o importante é alertar para que haja prevenção”.
Mostrar os aspectos negativos de uma gravidez precoce tanto para as meninas quanto para os meninos é um dos meios de conscientização, cinquenta e cinco adolescentes participaram da palestra e receberam as informações acerca da prevenção bem como as consequências que a gravidez precoce traz para a vida.
A adolescência já é conturbada devido a puberdade, é uma fase de formação física e psicológica, na contemporaneidade outro ponto pelo qual muitos adolescentes passam é o conflito existencial, quando a gravidez precoce acontece, todos esses sentimentos e transformações que o adolescente passa se somam a uma responsabilidade precoce a qual ele não está preparado para enfrentar, gerando problemas sérios para a família.
Debates entre os adolescentes também fizeram parte da palestra assim como sorteio de kits promocionais. O momento também foi oportuno para a divulgação do projeto Esporte Educacional e Sustentabilidade realizado pela OELA com o patrocínio da Petrobras. O projeto oferece a prática gratuita das modalidades taekwondo, esporte coletivos e remo para crianças e adolescentes do Completo Mauá.
*Para ver as fotos acesse fanpage @OelaBrasil